Chamo-me Ana Rodrigues
Sou Psicóloga do Desporto, autora do livro Maria-Rapaz e criadora do Ginásio Mental para atletas.
Percurso desportivo
O meu percurso no exercício físico começou quando eu tinha 5 anos. Pratiquei natação sem competição durante 1 ano, mas não me sentia muito competente. Experimentei no ano seguinte o basquetebol, mas também não me identifiquei com o desporto.
No entanto, Educação Física era a minha disciplina favorita e era convocada para todas as competições escolares, excepto 1: andebol (falta de competência, segundo o professor).
Foi exatamente o andebol que roubou o meu coração e onde fiquei vários anos como atleta, árbitra e treinadora. Também foi no andebol que me apaixonei pelos processos mentais, emocionais e sociais dos meus atletas.
Percurso Universitário
Entrei na universidade em 2013 e lembro-me de direcionar todos os trabalhos para o desporto (inclusive, estudei a motivação do Évora após a lesão).
Em 2016, segui Psicologia da Educação, porque compreendi o desporto como um processo de ensino-aprendizagem que beneficia em muito de uma perspetiva mais preventiva do que remediativa (como se via na perspetica clínica do desporto).
Formação extra
Ao longo do percurso, senti necessidade de aprender mais sobre Psicologia do Desporto e áreas complementares:
- Intervenção em Psicologia do Desporto
- Coaching Psicológico
- Primeiros Socorros Psicológicos
- Definição de Objetivos
- Psicologia do Alto Rendimento
- Formação em Alto Rendimento do COP
- Terapia Cognitivo-Comportamental
- Curso de Psicologia do Desporto
- Formadora e e-formadora
- Terapia Cognitivo-Comportamental
- Terapias de Terceira Geração
Percurso Profissional
Em 2019, iniciei a prática como Psicóloga do Desporto e a minha ambição é ajudar atletas a terem carreiras psicologicamenre mais equilibradas e sustentáveis.
Em 2020 abri a página de instagram que, sem saber, se tornou o meu emprego desde 2022.
Em 2023, lancei:
- Newsletters para pais de atletas
- Ginásio Mental
- Podcast "À TOA", onde comento notícias desportivas
Em 2024 publiquei o meu primeiro livro "Maria-Rapaz", um recurso psicoeducativo para crianças sobre Igualdade de Género no Desporto.
Já tive o privilégio de acompanhar mais de 10 modalidades desportivas, tanto presencialmente como online. São mais de 150 atletas que tive o privilegio de conhecer.